Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
<b>Alto Araguaia:</b> Mestrado Institucional em Linguagem é discutido na 8ª Semana de Letras
O evento segue com ampla programação acadêmica e cultural até domingo (04.06)
<b>Alto Araguaia:</b> Mestrado Institucional em Linguagem é discutido na 8ª Semana de Letras
02/06/2006 16:54:32
por Coordenadoria de Comunicação Social

A oitava Semana de Letras realizada no campus regional da Unemat em Alto Araguaia abriu espaço para discutir a implantação de Mestrado Institucional em Linguagem e a política de pesquisa construída na Universidade.

“Muitos de nossos professores já concluíram ou estão retornando de seus doutorados. E, à medida que as pesquisas vão ganhando corpo, podemos pensar em oferecer mestrado na área de Linguagem”, afirmou a Dra. Olímpia Maluf Souza.

A implementação do programa de pós-graduação Stricto Sensu demanda, além da qualificação docente, maior publicação em periódicos especializados, participação e realização de eventos. “Temos uma produção de qualidade, gente séria trabalhando. Precisamos unir nossas forças para mostrar à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) o que temos desenvolvido”, completou.

Ao mesmo tempo, é necessário construir uma cultura de pesquisa: grupos fortes trabalhando em torno de eixo e objetivo comuns. Nesse aspecto, o Centro de Pesquisa em Lingüística (Cepel) busca reunir, fazer circular e socializar a produção científica na Unemat, uma Instituição com 11 campi espalhados por todo o estado de Mato Grosso.

“O processo de formação está acontecendo e o Cepel já estruturou suas primeiras ações”, disse o Dr. Roberto Baronas. O professor comparou a Primeira Semana de Letras realizada em 1998 no campus de Alto Araguaia, com esta em desenvolvimento. “Nossa qualificação está frutificando. Há oito anos, quando queríamos promover um evento, tínhamos que buscar pesquisadores de outras instituições. Hoje, dentro da Unemat, temos doutores para realizar palestras, mesas redondas. Os próprios acadêmicos estão oferecendo mini-cursos”.

O Centro de Pesquisa tem sede em Cáceres e serão instaladas sub-sedes nas cidades onde a Unemat oferece graduação em Letras. De acordo com a coordenadora do Cepel, Dra. Ana Maria Di Renzo, “a intenção é estabelecer o nome da Universidade como uma referência em Lingüística na região Centro-Oeste”.

O tema foi abordado na mesa redonda “Contribuições do Cepel (Centro de Pesquisas em Lingüística) para o ensino da Língua Portuguesa”, presidida pelo Dr. Roberto Leiser Baronas (Unemat Alto Araguaia) com a participação da Dra. Ana Maria Di Renzo e da coordenadora do Stricto Sensu, Dra. Olímpia Maluf Souza (ambas de Cáceres).

A Semana de Letras segue até domingo (04.06) com ampla programação. Confira.

Dia 02.06: Sessões de Comunicações: espaço para que professores e acadêmicos apresentem projetos em andamento ou concluídos.

À noite, apresentação cultural com a peça “A princesa Engasgada”. Grupo de Teatro Unemat de Alto Araguaia, sob coordenação da professora Valderez Lunimi Fernandes.

Entre os dias 2 e 4 de junho: IV Caipiletras: o campus regional será animado por quadrilhas, apresentações culturais e barracas com pratos típicos representando a variedade da culinária brasileira.

Danielle Tavares

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada